OFERTA FORMATIVA

Não existem ações.

Ref. 257T1 Inscrições abertas até 02-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD-6-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 04-10-2025

Fim: 04-10-2025

Regime: Presencial

Local: Auditório do Pateo do Valverde de Azambuja

Formador

Catarina Cunha

Destinatários

Todo o Pessoal Docente e Não Docente do Município de Azambuja

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Todo o Pessoal Docente e Não Docente do Município de Azambuja. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e Associação de Pais do AE de Azambuja

Enquadramento

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Azambuja, após reunião com pais e representantes de turma e suas necessidades, pretende promover, no dia 4 de outubro, entre as 14h30 e as 17h30, no Páteo do Valverde. Será um evento formativo destinado a toda a comunidade educativa do concelho de Azambuja — incluindo pais, docentes, não docentes, alunos e demais interessados. Esta iniciativa surge da necessidade de fortalecer os laços entre os diferentes agentes educativos e de promover uma cultura de partilha, reflexão e capacitação em torno de temas fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de ambientes escolares mais saudáveis, inclusivos e críticos.

Objetivos

● Promover o envolvimento ativo da comunidade educativa na reflexão sobre temas fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. ● Sensibilizar para a importância de práticas educativas que valorizem o bem-estar, a cidadania digital e a convivência escolar. ● Estimular o diálogo entre pais, alunos, docentes e técnicos especializados, reforçando a coesão e corresponsabilidade educativa. ● Valorizar o bem-estar emocional dos alunos como componente essencial do sucesso escolar e pessoal. ● Desconstruir mitos sobre a centralidade das notas escolares, promovendo uma visão mais ampla das competências valorizadas no mercado de trabalho. ● Promover a literacia digital, capacitando a comunidade educativa para o uso responsável da internet e para a identificação de desinformação. ● Refletir sobre o papel da escola como espaço de inclusão, justiça social e segurança, reforçando práticas que favoreçam a convivência positiva. ● Dar visibilidade ao trabalho de entidades locais e nacionais que atuam na prevenção e promoção de boas práticas educativas e sociais. ● Fomentar a participação ativa dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos.

Conteúdos

Painel 1: Mais do que notas — o bem-estar dos alunos A importância do bem-estar emocional na vida escolar Notas escolares e mercado de trabalho: o que valorizam os empregadores? Painel 2: Literacia digital e cidadania crítica Acesso e bom uso da internet Como formar alunos em meio a "fake news"? Painel 3: Educar para a convivência e segurança nas escolas Escola como espaço de inclusão e justiça social

Anexo(s)

Cartaz

Programa


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-10-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Não existem ações.

Ref. 256T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-5-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 10-09-2025

Fim: 10-09-2025

Regime: Presencial

Local: AE Marcelino Mesquita do Cartaxo

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

MAGDA DE SOUSA MENDES

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE Marcelino Mesquita do Cartaxo

Enquadramento

Dar início ao novo ano letivo com um momento de reflexão e capacitação sobre dois pilares fundamentais para o sucesso educativo atual: A importância da Inteligência Artificial em contexto educativo. Explorar o potencial da IA como ferramenta pedagógica e de apoio à personalização da aprendizagem. Apresentar exemplos práticos de integração da IA no ensino, com foco na inovação e na melhoria dos resultados escolares. O bem-estar mental e social dos professores enquanto educadores. Criar espaço para a partilha de estratégias de autocuidado, gestão do stress e promoção de ambientes escolares saudáveis. Reforçar o papel do professor como agente de equilíbrio emocional na comunidade educativa.

Objetivos

Promover o pensamento crítico sobre os desafios éticos e pedagógicos da IA na educação. Sensibilizar para a importância da saúde mental e emocional na prática docente.

Conteúdos

Conferência sobre IA - com Dr. Marco Bento e a conferência sobre Primeiros Socorros Psicológicos com a Dra. Inês Henriques

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 10:30 1:30 Presencial
2 10-09-2025 (Quarta-feira) 11:00 - 12:30 1:30 Presencial

Ref. 260T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-9-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 10-09-2025

Fim: 10-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Fernando Casimiro Pereira da Silva

Formador

Paulo Jacinto Correia de Almeida

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste com AE Fernando Casimiro Pereira da Silva

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

cartaz- programa


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial

Ref. 251T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-3-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-09-2025

Fim: 09-09-2025

Regime: Presencial

Local: Rio Maior

Formador

Fernando Costa

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e Câmara Municipal de Rio Maior

Enquadramento

Ao propor como tema “Relação e Comunicação”, este Encontro reafirma o compromisso com práticas educativas e culturais que valorizem a convivência, o diálogo e a construção coletiva do saber. Mais do que discutir teorias, queremos provocar ações: repensar rotinas escolares, estreitar laços entre educação e fortalecer o trabalho em rede, além de promover uma escuta mais sensível e inclusiva. Pretende ainda dar a conhecer os recursos do património local e as ofertas educativas inseridas no Programa Pedagógico 2025-2026 e que visam a complementaridade com o currículo de cada um dos níveis de escolaridade das escolas do concelho de Rio Maior.

Objetivos

Promover o diálogo entre docente por forma a garantir uma educação que acolhe, escuta e transforma. Este Encontro propõe uma reflexão sobre como construir ambientes educativos e culturais onde todos tenham voz, espaço e pertencimento, com base em relações significativas e inclusivas. Fomentar experiências fora do contexto de sala de aula e reconhecer a sua importância para as aprendizagens.

Conteúdos

- Divulgação doa recursos do património local e das ofertas educativas inseridas no Programa Pedagógico 2025-2026 promovido pelos vários serviços da Câmara Municipal; - Uma escola inclusiva só é possível quando as relações são acolhedoras, respeitosas e comprometidas com a valorização das diferenças. E para isso, a comunicação precisa ser aberta, empática e acessível a todos.

Metodologias

PROGRAMA 9 de setembro de 2025 09h00 RECEÇÃO AOS PARTICIPANTES | Jardim Municipal de Rio Maior 09h30 SESSÃO DE BOAS VINDAS 10H00 INÍCIO DAS ATIVIDADES ATIVIDADE 1 Eiras de Sal Colorido Marinhas do Sal ATIVIDADE 2 Emoções com Bigodes e outras tretas Jardim Municipal ATIVIDADE 3 Descobrir o Património Geológico Marinhas do Sal ATIVIDADE 4 Bibliotics Biblioteca Municipal Laureano Santos ATIVIDADE 5 Descobrir um Fóssil Casa Senhorial D. Miguel ATIVIDADE 6 Juntos contra a Violência Biblioteca Municipal Laureano Santos ATIVIDADE 7 Teatro com a Caixa do Palco Cineteatro Municipal de Rio Maior ATIVIDADE 8 Aprender com histórias – Passos para a Interculturalidade Câmara Municipal ATIVIDADE 9 Mostra o que sentes Centro de Artes e Ofícios Feliciano Júnior ATIVIDADE 10 Mistério das Ruínas Villa Romana 13h00 ALMOÇO I Refeitório da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira 15h00 CONFERÊNCIA: UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO I Inês Neto I Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA Lisboa) CINETEATRO DE RIO MAIOR 17h00 DEBATE E ENCERRAMENTO

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Programa

Cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 09-09-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

Ref. 255T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-4-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-09-2025

Fim: 09-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB Vale Aveiras

Formador

Margarida Catarina Antónia Jorge

Ana Cristina Martins Rito

MAGDA DE SOUSA MENDES

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Conteúdos

Hora Atividade 09:30 Abertura das Jornadas 10:00 – 12:30 Primeiros Socorros Psicológicos – Inês Henriques 14:00 – 17:00 Primeiros Socorros Psicológicos – Inês Henriques 10:00 – 12:30 Inteligência Artificial...como não usar? – Magda Mendes Workshop “Equipamentos LED… e agora?” – Margarida Jorge Workshop “Microscópio Digital” – Cristina Rito 14:00 – 17:00 Inteligência Artificial...como não usar? - Magda Mendes Tecnologia para Todos

Anexo(s)

Cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2025 (Terça-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 09-09-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

Ref. 245T3-PND Em avaliação

Registo de acreditação: ACD19-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-09-2025

Fim: 09-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB 2,3 de Aveiras de Cima

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.

Objetivos

1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP

Conteúdos

1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 09-09-2025 (Terça-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial

Ref. 252T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-2-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 08-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: Auditório da Escola Básica Manique do Intendente

Formador

MAGDA DE SOUSA MENDES

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE do Alto de Azambuja

Modelo

Questionário de Avaliação Final da Ação

Anexo(s)

Programa

cartaz- programa

PPT


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial

Ref. 259T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-8-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 08-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB D. Sancho I, Pontével

Formador

Maria Isabel Lopes Canhoto

Ana Isabel Nunes Mendes Mata

Helena Isabel Pereira Alves Magalhães

Ana Rita Fernandes Silva

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE D. Sancho I, Pontével

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Programa


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 09:30 0:30 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

Ref. 254T1 Em avaliação

Registo de acreditação: Evento Formativo 2

Modalidade: Seminário

Duração: 2.0 horas

Início: 05-09-2025

Fim: 05-09-2025

Regime: e-learning

Local: Online - Plataforma Teams

Formador

Marco Filipe Guerra de Pinho

Destinatários

Comunidade Escolar do AE Marcelino Mesquita do Cartaxo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE Marcelino Mesquita do Cartaxo


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2025 (Sexta-feira) 08:45 - 11:00 2:15 Online síncrona

Ref. 253T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-1-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 04-09-2025

Fim: 04-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Azambuja

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste eAE de Azambuja

Conteúdos

📅 Programa do Dia de Formação – 4 de setembro 📍 Local: [Escola Secundária de Azambuja] ⏱ Duração total: 6 horas de formação PROGRAMA PREVISTO: Manhã 08h30 – Receção dos participantes Acolhimento e entrega de materiais 09h00 – Sessão de Abertura - Auditório da ES Azambuja Boas-vindas e apresentação do programa 09h30 – Conferência: Inteligência Artificial Nuno Dorotea do Instituto de Educação da UL 11h00 – Pausa para café 11h30 – Sessão: Primeiros Socorros Psicológicos Inês Henriques: Psicóloga Clínica 12h30 – Almoço Intervalo para refeição (até às 14h00) 13h00 às 14h00 - Chi Kung Cristina Simões (atividade facultativa no pátio da escola) Tarde Workshops práticos (2 rondas): Cada participante frequentará 2 workshops diferentes 14h00 – 15h30 – 1ª Ronda de Workshops 1º WS - Gisela Peixoto - Escrita Criativa para todos 2º WS - Magda Dimas - "Teatro: Estratégia de aprendizagem ativa" 3º WS - Inês Henriques - "Primeiros Socorros Psicológicos" 4º WS - Joana Nogueira e Isabel Silva "Partilha - Erasmus + " (Novos dinamizadores) 5º WS - Susana Jorge e Catarina Pereira - "Etwinning - comunicar com o Mundo" 6º WS - Margarida Duarte, Elisabete Vicente e Mafalda Machado - "Lavoisier tinha razão?" 7º WS - Sónia Gonçalves - "Milage - a matemática interativa" 8º WS - José Paulo e equipa - "Ubuntu - Eu sou porque tu és" 9º WS - Eugénia Igreja - "Inglês - for everyone" 10º WS - Marta Cóias - "Técnicas para acalmar/focar os alunos na entrada em sala de aula" (Novo) 15h30 – 17h00 – 2ª Ronda de Workshops 1º WS - Gisela Peixoto - Escrita Criativa para todos 2º WS - Magda Dimas - "Teatro: Estratégia de aprendizagem ativa" 3º WS - Inês Henriques - "Primeiros Socorros Psicológicos" 4º WS - Joana Nogueira e Isabel Silva "Partilha - Erasmus + " 5º WS - Susana Jorge e Catarina Pereira - "Etwinning - comunicar com o Mundo" 6º WS - Margarida Duarte, Elisabete Vicente e Mafalda Machado - "Lavoisier tinha razão?" 7º WS - Sónia Gonçalves - "Milage - a matemática interativa" 8º WS - José Paulo e equipa - "Ubuntu - Eu sou porque tu és" 9º WS - Eugénia Igreja - "Inglês - for everyone" 10º WS - Marta Cóias - "Técnicas para acalmar/focar os alunos na entrada em sala de aula" (Novo)

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Programa e cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 04-09-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 15:30 1:30 Presencial
3 04-09-2025 (Quinta-feira) 15:30 - 17:00 1:30 Presencial


404

Ref. 245T1-PND Em avaliação

Registo de acreditação: ACD19-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 03-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB Fernando Casimiro Pereira da Silva

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.

Objetivos

1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP

Conteúdos

1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial

Ref. 245T2-PND Em avaliação

Registo de acreditação: ACD19-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 03-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB Fernando Casimiro Pereira da Silva

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.

Objetivos

1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP

Conteúdos

1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2025 (Quarta-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial

Não existem ações.

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