OFERTA FORMATIVA
Não existem ações.
Ref. 257T1 Inscrições abertas até 02-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD-6-2025-2026
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 04-10-2025
Fim: 04-10-2025
Regime: Presencial
Local: Auditório do Pateo do Valverde de Azambuja
Formador
Catarina Cunha
Destinatários
Todo o Pessoal Docente e Não Docente do Município de Azambuja
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Todo o Pessoal Docente e Não Docente do Município de Azambuja. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste e Associação de Pais do AE de Azambuja
Enquadramento
A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Azambuja, após reunião com pais e representantes de turma e suas necessidades, pretende promover, no dia 4 de outubro, entre as 14h30 e as 17h30, no Páteo do Valverde. Será um evento formativo destinado a toda a comunidade educativa do concelho de Azambuja — incluindo pais, docentes, não docentes, alunos e demais interessados. Esta iniciativa surge da necessidade de fortalecer os laços entre os diferentes agentes educativos e de promover uma cultura de partilha, reflexão e capacitação em torno de temas fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de ambientes escolares mais saudáveis, inclusivos e críticos.
Objetivos
● Promover o envolvimento ativo da comunidade educativa na reflexão sobre temas fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. ● Sensibilizar para a importância de práticas educativas que valorizem o bem-estar, a cidadania digital e a convivência escolar. ● Estimular o diálogo entre pais, alunos, docentes e técnicos especializados, reforçando a coesão e corresponsabilidade educativa. ● Valorizar o bem-estar emocional dos alunos como componente essencial do sucesso escolar e pessoal. ● Desconstruir mitos sobre a centralidade das notas escolares, promovendo uma visão mais ampla das competências valorizadas no mercado de trabalho. ● Promover a literacia digital, capacitando a comunidade educativa para o uso responsável da internet e para a identificação de desinformação. ● Refletir sobre o papel da escola como espaço de inclusão, justiça social e segurança, reforçando práticas que favoreçam a convivência positiva. ● Dar visibilidade ao trabalho de entidades locais e nacionais que atuam na prevenção e promoção de boas práticas educativas e sociais. ● Fomentar a participação ativa dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos.
Conteúdos
Painel 1: Mais do que notas — o bem-estar dos alunos A importância do bem-estar emocional na vida escolar Notas escolares e mercado de trabalho: o que valorizam os empregadores? Painel 2: Literacia digital e cidadania crítica Acesso e bom uso da internet Como formar alunos em meio a "fake news"? Painel 3: Educar para a convivência e segurança nas escolas Escola como espaço de inclusão e justiça social
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-10-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Não existem ações.
Formador
Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques
MAGDA DE SOUSA MENDES
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE Marcelino Mesquita do Cartaxo
Enquadramento
Dar início ao novo ano letivo com um momento de reflexão e capacitação sobre dois pilares fundamentais para o sucesso educativo atual: A importância da Inteligência Artificial em contexto educativo. Explorar o potencial da IA como ferramenta pedagógica e de apoio à personalização da aprendizagem. Apresentar exemplos práticos de integração da IA no ensino, com foco na inovação e na melhoria dos resultados escolares. O bem-estar mental e social dos professores enquanto educadores. Criar espaço para a partilha de estratégias de autocuidado, gestão do stress e promoção de ambientes escolares saudáveis. Reforçar o papel do professor como agente de equilíbrio emocional na comunidade educativa.
Objetivos
Promover o pensamento crítico sobre os desafios éticos e pedagógicos da IA na educação. Sensibilizar para a importância da saúde mental e emocional na prática docente.
Conteúdos
Conferência sobre IA - com Dr. Marco Bento e a conferência sobre Primeiros Socorros Psicológicos com a Dra. Inês Henriques
Modelo
Questionário de Avaliação Final
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 10:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 10-09-2025 (Quarta-feira) | 11:00 - 12:30 | 1:30 | Presencial |
Formador
Paulo Jacinto Correia de Almeida
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste com AE Fernando Casimiro Pereira da Silva
Modelo
Questionário de Avaliação Final
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
Formador
Fernando Costa
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste e Câmara Municipal de Rio Maior
Enquadramento
Ao propor como tema “Relação e Comunicação”, este Encontro reafirma o compromisso com práticas educativas e culturais que valorizem a convivência, o diálogo e a construção coletiva do saber. Mais do que discutir teorias, queremos provocar ações: repensar rotinas escolares, estreitar laços entre educação e fortalecer o trabalho em rede, além de promover uma escuta mais sensível e inclusiva. Pretende ainda dar a conhecer os recursos do património local e as ofertas educativas inseridas no Programa Pedagógico 2025-2026 e que visam a complementaridade com o currículo de cada um dos níveis de escolaridade das escolas do concelho de Rio Maior.
Objetivos
Promover o diálogo entre docente por forma a garantir uma educação que acolhe, escuta e transforma. Este Encontro propõe uma reflexão sobre como construir ambientes educativos e culturais onde todos tenham voz, espaço e pertencimento, com base em relações significativas e inclusivas. Fomentar experiências fora do contexto de sala de aula e reconhecer a sua importância para as aprendizagens.
Conteúdos
- Divulgação doa recursos do património local e das ofertas educativas inseridas no Programa Pedagógico 2025-2026 promovido pelos vários serviços da Câmara Municipal; - Uma escola inclusiva só é possível quando as relações são acolhedoras, respeitosas e comprometidas com a valorização das diferenças. E para isso, a comunicação precisa ser aberta, empática e acessível a todos.
Metodologias
PROGRAMA 9 de setembro de 2025 09h00 RECEÇÃO AOS PARTICIPANTES | Jardim Municipal de Rio Maior 09h30 SESSÃO DE BOAS VINDAS 10H00 INÍCIO DAS ATIVIDADES ATIVIDADE 1 Eiras de Sal Colorido Marinhas do Sal ATIVIDADE 2 Emoções com Bigodes e outras tretas Jardim Municipal ATIVIDADE 3 Descobrir o Património Geológico Marinhas do Sal ATIVIDADE 4 Bibliotics Biblioteca Municipal Laureano Santos ATIVIDADE 5 Descobrir um Fóssil Casa Senhorial D. Miguel ATIVIDADE 6 Juntos contra a Violência Biblioteca Municipal Laureano Santos ATIVIDADE 7 Teatro com a Caixa do Palco Cineteatro Municipal de Rio Maior ATIVIDADE 8 Aprender com histórias – Passos para a Interculturalidade Câmara Municipal ATIVIDADE 9 Mostra o que sentes Centro de Artes e Ofícios Feliciano Júnior ATIVIDADE 10 Mistério das Ruínas Villa Romana 13h00 ALMOÇO I Refeitório da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira 15h00 CONFERÊNCIA: UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO I Inês Neto I Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA Lisboa) CINETEATRO DE RIO MAIOR 17h00 DEBATE E ENCERRAMENTO
Modelo
Questionário de Avaliação Final
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
Formador
Margarida Catarina Antónia Jorge
Ana Cristina Martins Rito
MAGDA DE SOUSA MENDES
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste
Conteúdos
Hora Atividade 09:30 Abertura das Jornadas 10:00 – 12:30 Primeiros Socorros Psicológicos – Inês Henriques 14:00 – 17:00 Primeiros Socorros Psicológicos – Inês Henriques 10:00 – 12:30 Inteligência Artificial...como não usar? – Magda Mendes Workshop “Equipamentos LED… e agora?” – Margarida Jorge Workshop “Microscópio Digital” – Cristina Rito 14:00 – 17:00 Inteligência Artificial...como não usar? - Magda Mendes Tecnologia para Todos
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
Formador
Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste
Enquadramento
A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.
Objetivos
1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP
Conteúdos
1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 13:00 - 16:00 | 3:00 | Presencial |
Formador
MAGDA DE SOUSA MENDES
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE do Alto de Azambuja
Modelo
Questionário de Avaliação Final da Ação
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
Formador
Maria Isabel Lopes Canhoto
Ana Isabel Nunes Mendes Mata
Helena Isabel Pereira Alves Magalhães
Ana Rita Fernandes Silva
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE D. Sancho I, Pontével
Modelo
Questionário de Avaliação Final
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 09:30 | 0:30 | Presencial |
2 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
Formador
Marco Filipe Guerra de Pinho
Destinatários
Comunidade Escolar do AE Marcelino Mesquita do Cartaxo
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE Marcelino Mesquita do Cartaxo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 08:45 - 11:00 | 2:15 | Online síncrona |
Formador
Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques
Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste eAE de Azambuja
Conteúdos
📅 Programa do Dia de Formação – 4 de setembro 📍 Local: [Escola Secundária de Azambuja] ⏱ Duração total: 6 horas de formação PROGRAMA PREVISTO: Manhã 08h30 – Receção dos participantes Acolhimento e entrega de materiais 09h00 – Sessão de Abertura - Auditório da ES Azambuja Boas-vindas e apresentação do programa 09h30 – Conferência: Inteligência Artificial Nuno Dorotea do Instituto de Educação da UL 11h00 – Pausa para café 11h30 – Sessão: Primeiros Socorros Psicológicos Inês Henriques: Psicóloga Clínica 12h30 – Almoço Intervalo para refeição (até às 14h00) 13h00 às 14h00 - Chi Kung Cristina Simões (atividade facultativa no pátio da escola) Tarde Workshops práticos (2 rondas): Cada participante frequentará 2 workshops diferentes 14h00 – 15h30 – 1ª Ronda de Workshops 1º WS - Gisela Peixoto - Escrita Criativa para todos 2º WS - Magda Dimas - "Teatro: Estratégia de aprendizagem ativa" 3º WS - Inês Henriques - "Primeiros Socorros Psicológicos" 4º WS - Joana Nogueira e Isabel Silva "Partilha - Erasmus + " (Novos dinamizadores) 5º WS - Susana Jorge e Catarina Pereira - "Etwinning - comunicar com o Mundo" 6º WS - Margarida Duarte, Elisabete Vicente e Mafalda Machado - "Lavoisier tinha razão?" 7º WS - Sónia Gonçalves - "Milage - a matemática interativa" 8º WS - José Paulo e equipa - "Ubuntu - Eu sou porque tu és" 9º WS - Eugénia Igreja - "Inglês - for everyone" 10º WS - Marta Cóias - "Técnicas para acalmar/focar os alunos na entrada em sala de aula" (Novo) 15h30 – 17h00 – 2ª Ronda de Workshops 1º WS - Gisela Peixoto - Escrita Criativa para todos 2º WS - Magda Dimas - "Teatro: Estratégia de aprendizagem ativa" 3º WS - Inês Henriques - "Primeiros Socorros Psicológicos" 4º WS - Joana Nogueira e Isabel Silva "Partilha - Erasmus + " 5º WS - Susana Jorge e Catarina Pereira - "Etwinning - comunicar com o Mundo" 6º WS - Margarida Duarte, Elisabete Vicente e Mafalda Machado - "Lavoisier tinha razão?" 7º WS - Sónia Gonçalves - "Milage - a matemática interativa" 8º WS - José Paulo e equipa - "Ubuntu - Eu sou porque tu és" 9º WS - Eugénia Igreja - "Inglês - for everyone" 10º WS - Marta Cóias - "Técnicas para acalmar/focar os alunos na entrada em sala de aula" (Novo)
Modelo
Questionário de Avaliação Final
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 15:30 | 1:30 | Presencial |
3 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 15:30 - 17:00 | 1:30 | Presencial |

Formador
Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste
Enquadramento
A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.
Objetivos
1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP
Conteúdos
1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
Formador
Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Lezíria-Oeste
Enquadramento
A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.
Objetivos
1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP
Conteúdos
1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 13:00 - 16:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 13:00 - 16:00 | 3:00 | Presencial |